“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

INELEGIBILIDADE POR EXCLUSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

                                                                            
SÉRIE DE COMENTÁRIOS: O QUE É FICHA LIMPA?


A Lei das Inelegibilidades, Lei Complementar 64/90 veio a sofrer consideráveis alterações pela Lei Complementar nº. 135/2010, Diploma que ficou conhecido como Lei da Ficha Limpa, conforme dito em outras oportunidades.

O referido diploma criou algumas condições de elegibilidade, é o caso da inelegibilidade por exclusão do exercício da profissão constante na alínea “m” do inciso I do Art. 1º. Analisemos o dispositivo


Art. 1º.
I – (...)
m) os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário;
A Lei da Ficha Limpa criou a inelegibilidade para aqueles que forem excluídos do exercício profissional por infração ético-profissional aplicada pelos órgãos representativos de classe, exemplo: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), entre outros.
O profissional que for excluído do exercício da profissão ficará inelegível pelo prazo de 08 (oito) anos.

A referida inelegibilidade teve sua constitucionalidade contestada na ADI (Ação Declaratória de Inconstitucionalidade) 4.578 .

A aludida ADI foi julgada improcedente pelo Supremo Tribunal Federal, confirmando-se a  possibilidade de inelegibilidade pela exclusão do exercício da profissão.
O fundamento da referida inelegibilidade é que alguém que não pode exercer nem mesmo sua profissão não poderá ser mandatário do povo, diante das evidentes responsabilidades que o mandato exige.

A referida inelegibilidade somente poderá desaparecer se houver anulação ou suspensão do ato mediante decisão do Poder Judiciário.
Escrito por Manoel Arnóbio de Sousa
Direitos reservados










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições