“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

STJ absolve homem que tentou furtar kit para churrasco e omeleteira



17/04/2012 17h03

Um homem condenado a seis meses de reclusão em regime aberto por tentar furtar kit para churrasco e omeleteira, avaliados em R$ 68,80, foi absolvido pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na época, este valor equivalia a pouco mais de 10% do salário mínimo.
Para o ministro Sebastião Reis Júnior, o dano, efetivamente, não houve. Ele considerou ínfimo o valor dos bens.
O relator apontou que a absolvição também tem base no resultado concreto, pois os itens foram recuperados, e ainda pelas circunstâncias da conduta, em relação a importância dos objetos e condição econômica da vítima, por exemplo.
Apesar de ter entendimento pessoal diverso, conforme decisão do magistrado, a jurisprudência da Sexta Turma afirma que a existência de maus antecedentes não impede a aplicação do princípio da insignificância.
A decisão foi unânime e absolveu o paciente.
Fato Notório
A reprodução de notícias e entrevistas publicadas no site Fato Notório são permitidas desde que seja informado o endereço www.fatonotorio.com.br e o crédito ao Fato Notório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições