“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

Lei das sacolas faz Procon Rio Preto receber 80 reclamações em dois dias

11/02/2012 09h44 - Atualizado em 11/02/2012 09h44



Nenhum supermercado foi autuado por descumprimento na cidade.
Objetivo das mudanças é estimular hábitos sustentáveis dos consumidores.

 

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
 
Em apenas dois dias de validade da determinação que obriga supermercados do Estado de São Paulo, afiliados à Associação Paulista de Supermercados (APAS), a distribuir embalagens gratuitas, o Procon de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, recebeu cerca de 80 ligações de consumidores para se informar sobre o acordo. Na cidade, nenhum supermercado foi autuado por descumprimento.

Os supermercados devem distribuir embalagens compatíveis com os produtos adquiridos. “Além da opção de fornecer ao consumidor uma opção gratuita para o transporte e acondicionamento das mercadorias compradas, todas as lojas afiliadas também deverão oferecer uma alternativa de sacola reutilizável com preço de até R$ 0,59”, afirma o diretor do Procon Rio Preto, Sérgio Parada.

A determinação deve ser cumprida por 60 dias. A nova medida começou a valer na sexta-feira (3), após assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Fundação Procon, de São Paulo, Ministério Público e APAS.

No acordo assinado também foi estipulado prazo de um ano para que os operadores de caixa dos supermercados informem verbalmente os consumidores, antes que eles passem pelo caixa, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas, para não serem surpreendidos.

O objetivo das mudanças é estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores, em benefício do meio ambiente. A campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, lançada pela APAS e válida somente no Estado de São Paulo, visa substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis em supermercados.

Fonte: Portal de Notícias G1 – Globo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições