“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

PRINCESA ISABEL 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - TEMPO DE PENSAR!



Princesa Isabel em 18 de novembro de 2011 completa 90 anos de emancipação política.

Que Princesa faz parte da História Estadual e Nacional, isto, não se faz necessário dizer, é fato conhecido, embora ainda ignorado por alguns dos seus filhos.

Que Princesa é acolhedora, pacata também não se faz necessário dizer. Alcides Carneiro um dos filhos mais ilustres de Princesa, tido como um dos 50 maiores oradores da humanidade, já definia esta cidade da seguinte forma: “Princesa, minha doce e legendária vila natal, graciosa e branca nesga de luar engastada no flanco da cordilheira; recanto que Deus escolheria para descansar e para não se arrepender de ter feito o mundo; diminuto reino, manso e respeitado, onde os fracos, se não nascem mortos, não se criam

Dizer que Princesa nos anos 20 foi berço da modernidade sertaneja também é fato constatado e objeto de estudo da Historiadora princesense Serioja Mariano, na sua dissertação de mestrado denominada de: Signos em Confronto: o Arcaico e Moderno na Princesa dos Anos 20.

Que Princesa é das cidades do interior da Paraíba que mais constrói prédios e tem uma das maiores especulações imobiliárias também é fato notório.

O que no dia do aniversário de Princesa precisa ser dito é que apesar de construir vários prédios, os princesenses ainda não foram capazes de construir uma mentalidade que busque primar pela preservação dos valores históricos do Município.

Aqueles prédios que ostentaram o moderno nos anos 20, precisam sobreviver para materializar a história daquela década.

É preciso incutir na mente dos nossos educadores que a educação deve partir das origens e para tanto deve ser pautada nos valores históricos locais, acima de tudo buscando conhecer aqueles que representaram e representam princesa fora do Município.

Se perguntarmos aos estudantes princesenses quem foi Canhoto da Paraíba, Alcides Carneiro, será que além de dizer que foi um músico e um tribuno, os mesmos saberão dizer qual o papel destes na História de Princesa?

Não podemos pensar em 90 anos de emancipação política sem buscarmos dia-a-dia preservar os prédios históricos como instrumentalização da memória princesense; não podemos trocar a alegria momentânea de uma festa realizada no centro histórico de Princesa; pela tristeza de saber que o evento comprometeu a estrutura de um imóvel construído na década de 20.

Não podemos valorizar a música, a cultura e educação de fora, sem antes buscarmos valorizar o que temos em nosso Município.

É preciso um esforço amplo, rompendo barreiras político/partidárias para criar mecanismos capazes de preservar a nossa historia e capaz de incentivar os novos princesenses a construir diuturnamente a nova História de Princesa, afinal como disse Alcides em Princesa “os fracos, se não nascem mortos, não se criam

Não podemos deixar se perpetuar o pensamento do Historiador Paulo Mariano que diz: “Princesa é a terra do já teve. Já teve cinema, concessionária de veículos, teatro, etc”

Noventa anos de emancipação política é para pensar, avaliar e agir.

Parabéns Princesa Isabel.
Escrito por Manoel Arnóbio.
Direitos Reservados

Comentários

  1. Caro conterrâneo: só hoje descubro seu blog via link do blog da Sabrina. Ou seja, com todo o avanço da tecnologia,as distancias ainda podem ser infinitas. Parabens pela iniciativa, principalmente por ser um blog de serviços de informação e não de futricas e fofocas que são um deserviço a paz social.
    Por justeza historica, corrijo o que vem sendo apresentado como data da emancipação da nossa cidade. Em 1921 tivemos somente a elevação à Cidade. Nós nos emancipamos da Vila de Piancó em 1875, pelas leis 596 e 597 de 26-11-1875. Como bom jurista que vc é, sabe que "emancipar" é desligar-se civil e juridicamente do pátrio poder, que no nosso caso era representado pelo nosso vínculo à Vila do Piancó a época. Temos mais detalhes sobre esta questão que apresentarei em breve à nossa Camara, para uma correção definitiva deste engano historico que vem se perpetuando nos ultimos anos.
    Tal como eu desconhecia seu blog, provavel tambem que vc desconheça o meu, que me serve mais como um "deposito eletronico" das coisas que eventualmente publico. É o www.historiadeprincesapb.blogspot.com
    Considere-o de dominio publico e se interessar pode usar o conteudo como lhe aprouver!
    Francisco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições