“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

Código civil brasileiro prevê que sogra é para sempre, diz advogado


                                                
Ontem foi o dia da sagra, será que você lembrou de parabenizá-la?, segundo Código Civil Sogra é para sempre, veja publicação do Portal G1 da Globo:

28/04/2012 19h04 - Atualizado em 28/04/2012 20h44
Código civil brasileiro prevê que sogra é para sempre, diz advogado

Professor de direito de São Carlos disse que lei foi criada por questão moral.

O dia da sogra é comemorado em todo o país neste 28 de abril.

 O dia da sogra, comemorado neste 28 de abril, pode despertar alegria em alguns e tristeza em outros. Mas, de acordo com o código civil brasileiro, independente dos desafetos pela mãe do cônjuge, a sogra é para sempre.

O artigo 1.595 do código civil afirma que “cada cônjuje ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo pela afinidade, são parentes legais”. E isso não se extingue com o fim do casamento ou da união estável.

O professor de direito da família de São Carlos (SP) Rui Magalhães explicou que a lei foi criada por uma questão moral. “Ex-sogra é sogra morta”, brincou o advogado.
Artigo 1.595 do código civil afirma que sogra é para sempre. (Foto: Reprodução/EPTV).
“Você não pode se divorciar do seu marido e se casar com o seu sogro, por exemplo. O seu marido não pode se divorciar de você e casar com a sua filha, uma filha que você tinha antes de se casar, porque ela é enteada dele e enteada se equipara a filha”, explicou Magalhães.

Sogras conectadas

Além da lei, outra aliada das sogras é a internet. Fotos, mensagens e tudo o que é postado pelo genro nas redes sociais está sob o olhar dela. É assim que a jornalista Nanci Frachetta descobre tudo o que o namorado da filha faz.

“Olhando o perfil, quando uma determinada pessoa começa a curtir muito as postagens do genro, aí eu já fico um pouco esperta”, explicou Nanci.

ESCRITO E PUBLICADO: G1.GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições