“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

Segunda Seção confirma liminar que reuniu na Barra da Tijuca ações sobre a Portuguesa




23 de abril de 2014 às 12:34

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ratificou liminar concedida pelo ministro Sidnei Beneti em conflito de competência relativo à perda de pontos da Associação Portuguesa de Desportos no Brasileirão de 2013. Assim, todas as ações, atuais ou futuras, que digam respeito ao processo STJD 320/2013, em que foram aplicadas penalidades a clubes no Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 2013, deverão tramitar na 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca (R
J).

 Já são mais de cem os processos relacionados, espalhados por vários estados do país. Além de o Rio ser foro da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ré nesses processos, a decisão levou em conta o fato de que os efeitos da citação para fins de fixação da competência retroagem à data de distribuição da ação. E a primeira ação relativa ao caso foi ajuizada perante a 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca.

 A Seção julgou um recurso interno, chamado embargos de declaração, e confirmou a liminar. Os embargos de declaração se destinam a sanar omissão, contradição ou obscuridade, mas, no caso, o que se pretendia era modificar o resultado da liminar concedida pelo ministro relator, e por isso eles foram recebidos e julgados como agravo regimental.

 A concentração dos processos atuais e futuros vale também para os juizados especiais, evitando-se a dispersão da prestação jurisdicional entre numerosos órgãos, o que alimentaria a insegurança jurídica e prolongaria a solução da causa. O mérito do conflito de competência ainda será analisado pela Seção.
 Esta notícia se refere ao processo: CC 133244

https://www.facebook.com/notes/superior-tribunal-de-justi%C3%A7a-stj/segunda-se%C3%A7%C3%A3o-confirma-liminar-que-reuniu-na-barra-da-tijuca-a%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-portu/10154107292435397

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições