“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

PRESIDENTE DA OAB PATOS FAZ BRILHANTE RETROSPECTIVA DA SUA AÇÃO JUNTO A ORDEM

Um conto de uma trajetória.

Nos idos de 2009, quando exercia a época o mandato de Vice Presidente da OAB/ Subseção de Patos-PB, por sugestões constantes de grande parte dos Colegas advogados, nosso nome estava sendo, naquele momento, elucubrado para encabeçar a Chapa para o triênio 2010/2012. Em princípio relutamos bastante, todavia, com o passar dos dias, não tivemos como nos furtar ao chamamento da maioria dos Colegas, visto que, a idéia surgiu e logo se avolumou tal qual uma bola de neve. Daí, independente da nossa vontade, o sonho foi tomando forma como uma partitura musical nasce nas mãos do Maestro, sendo o cântico entoado nas expressões de UM NOVO TEMPO.


Como já dito acima, de início ficamos receosos, pois, em hipótese alguma queríamos causar desconforto e mal estar entre os meus pares da gestão que estávamos findando. Contudo, em reflexão, percebemos que nós não estaríamos prejudicando a ninguém, visto que, era um direito que nos assistia disputar o Cargo de Presidente da Instituição e além do mais estávamos atendendo a convocação da maior parte dos Colegas de então. Para isso, não podemos olvidar aqui, até por questões de justiça, que em meio à cantada de convocação, houve uma voz que retumbou com maior intensidade no meu íntimo com vibrações de otimismo. Assim, o Colega e Companheiro Dr. PAULO CÉSAR foi enfático quando me disse: ALEXANDRE, VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA OAB/PATOS!
Portanto, lançado o nosso nome e sendo àquela altura do campeonato irreversível o posicionamento entendemos que deveria, de logo, fazer a composição da Chapa.

Destarte, já assumindo a postura de Candidato a Presidente começamos a fazer contatos e sondar alguns Colegas. Com esses propósitos, certa manhã no átrio externo do FORUM MIGUEL SÁTYRO nós conversávamos com o ilustre Colega Dr. VITAL HENRIQUE DE ALMEIDA sobre um nome que viesse a somar na condição de Vice Presidente. Disse-lhe mais que desejava estar ladeado por alguém com maturidade e experiência de vida. No exato momento do diálogo eis que surge o Dr. MARCOS DIAS NOVO que, na tranqüilidade que lhe é peculiar, atravessava a Rua no sentido Prefeitura/Fórum. E o Dr. VITAL HENRIQUE sem pensar duas vezes e nem titubear, pondo a mão no meu ombro, exclamou: Pronto, Dr. ALEXANDRE, aí vem o seu Vice! Um homem sério, respeitado pela Sociedade e que detém a admiração dos Colegas advogados. Sem dúvidas, é um nome excelente. Assim, simpatizamos e acatamos de imediato a idéia, embora, naqueles dias eu e Dr. Marcos não tínhamos tanta aproximação com o Dr. Como chegar até ele?

Não me recordo bem, mas acho que no dia seguinte fui até o Colega, velho amigo e padrinho de advocacia Dr. RAIMUNDO NÓBREGA e falamos da nossa pretensão de fazer o convite a Dr. MARCOS e o chamei para me acompanhar na missão.

Chegamos de certa forma encabulados, porém, com o pretexto de que estávamos fazendo uma visita de cortesia e com fins de conhecermos o Escritório do Colega. Obviamente fomos bem recebidos. Eu não me alonguei muito no “bate papo” e com o coração disparado, de logo disparei: Dr. MARCOS, NÓS VIEMOS AQUI LHE FAZER UM CONVITE! Ele como de costume, franziu a testa, me olhou por cima dos óculos e questionou: De que se trata? E eu emendei: QUERO QUE O SENHOR SEJA O NOSSO VICE PRESIDENTE! Após um breve silêncio, um respirar, sugeriu que eu deveria procurar alguém com muito mais experiência e que fosse mais próximo, de todos os momentos, de cada colega advogado, pois, embora tivesse um bom convívio como todos no dia a dia da advocacia, ficava um tanto distante dos bate-papos dos finais de semana. Naquele momento disse para ele: Seu nome, antes de mim, já foi lembrado por vários outros Colegas. Ele esboçou um sorriso.

Depois de algumas ponderações finalmente veio a resposta afirmativa, Dr. MARCOS aceitou o convite.

Saímos dali, eu e o Dr. RAIMUNDINHO, como que flutuando. Poucos passos a frente RAIMUNDO me olhou, piscou o olho e com o dedão indicador em riste, como é de praxe, tocou no meu ombro sucessivamente dizendo: GANHAMOS A ELEIÇÃO!

A notícia logo ganhou repercussão nas ruas, no Fórum, na Sala da OAB e nos Escritórios de Advocacia. Dessa forma, a Campanha que já havia decolado, ganhava agora mais elevação com o nome de Dr. MARCOS DIAS NOVO.

Daí em diante uma nova etapa, concluir a composição da Chapa. Muitos Colegas foram ouvidos e chegamos a um consenso. Para o Cargo de Secretário Geral visualizamos o Dr. HALEM ROBERTO, um colega exemplar, digno, honrado, inteligente e possuidor de uma facilidade incrível de redação. O homem certo. Mas, quem iria substituí-lo eventualmente na condição de Secretário Adjunto? Sem dúvidas, o não menos inteligente, amigo e respeitado e talentoso CANUTO BARRETO que ao nos emprestar o seu nome fortaleceu e abrilhantou a nossa Chapa. Contudo, ainda faltava alguém para fecharmos a composição da Equipe, aquele que iria cuidar das finanças. Nomes bons não faltavam, porém, após muita conversação entre nós que já formávamos a Equipe e debaixo de orações, o consenso foi em torno do ilustre, sério e competente causídico Dr. PAULO CÉSAR que ao somar conosco a alavancada foi bem maior. Completamos a Equipe com o nosso Diretor Tesoureiro. Aliás, quando do convite para disputarmos a presidência nós já havíamos proclamado: “Paulinho se eu for candidato a presidente você será o tesoureiro.”

Aqui, seria injusto deslembrar o nome do nosso amigo e idealizador do sonho, dado a inequivocidade de sua liderança entre nós. Refiro-me ao notável jurista e um dos decanos da advocacia, RAIMUNDO NÓBREGA que integrou a Chapa concorrendo ao Cargo de Conselheiro Estadual.

Composta a Chapa fizemos o registro e partimos para a Campanha memorável que ficará para sempre nos anais da OAB.

Ariano Medeiros foi designado coordenador Geral da Campanha e veio a ser o coordenador geral de todas as comissões no primeiro Mandato.

Tive que vencer a ansiedade de fazer viagens longas. Graças a Deus, tudo superado, pois, a boa companhia dos Colegas e as orações do Dr. e Pastor MARCOS fizemos todas as viagens com tranqüilidade e sem contratempo algum.

Foram momentos marcantes e inesquecíveis que vivenciamos naqueles dias. Em cada localidade um fato significativo que se fôssemos relatar todos aqui seria necessário escrever um livro.

Na Cidade de PIANCÓ-PB, embora havendo o compromisso de alguns Colegas com o Dr. SEGUNDO, o que foi compreensível, visto que ele era filho daquela urbe e era candidato na chapa da situação, mesmo assim, fomos bem recepcionados e até arrancamos Um único voto lá, o voto de Francisco Leite Minervino que veio a se tornar posteriormente um grande amigo do presidente Alexandre Nunes.

ITAPORANGA-PB, naquela Pedra Bonita, também contamos com solidariedade e grande apoio De alguns militantes naquela Comarca.

CONCEIÇÃO-PB, fechou apoio total e irrestrito com a nossa candidatura fazendo-nos uma recepção calorosa. E, neste momento, não posso deixar de mencionar o nome do estimado Colega Dr. AMÂNCIO FAUSTINO NETO que me pegou pelo braço levando-me a cada um dos Colegas daquela Comuna.

Um fato interessante que merece aqui um registro, é que quando chegamos à casa do Colega ANTONIO MARTILDES, ele havia despertado do sono da tarde, provavelmente pensando se tratar de qualquer outro Grupo, quando eu comecei a falar fui interrompido por ele que com franqueza disse: “Meu jovem, para você não se estender muito, quero ser bem claro, pois, o meu voto aqui é para o Dr. ALEXANDRE”! Sorri e disse para ele que eu era o Dr. ALEXANDRE. Ele arregalou os olhos, sorrimos e foi aquele abraço.

TEIXEIRA-PB, no alto da serra, inobstante o frio que envolve aquela Região, mas estivemos agasalhados pelo calor humano dos Colegas ali residentes. Não posso deixar de mencionar aqui a mão amiga do Colega FELISBERTO, Núbia, Karol, Luiz Gustavo  e tantos outros.

ÁGUA BRANCA-PB, na correnteza límpida daquele manancial, fomos desedentados e refrigerados com as águas cristalinas da lealdade dos operadores do direito naquele lugar do meu amigo de residência MARCELINO XENÓFANES.

PRINCESA ISABEL-PB, esbelta na sua formosura, como símbolo de liberdade, ousadia e coragem, esquecendo-se de sua realeza, tirou a sua coroa e estendeu o seu manto de sinceridade para nos recepcionar como se fôssemos Príncipes. Abriu as portas da Casa do Poder Legislativo para que fizéssemos a nossa Reunião. E, naquela manhã, ouviu com atenção e aplaudiu a nossa Carta Proposta, fechando unanimemente apoio a nossa candidatura. Uma lealdade que nos impressionou, consolidando a partir de então uma amizade inolvidável.

SÃO MAMEDE-PB, também nos acolheu maravilhosamente. Tivemos pouco trabalho para apresentar a nossa Proposta, visto que, o Colega Dr. PAULO CÉSAR foi o grande intermediário entre nós e os demais Colegas daquela localidade.

SANTA LUZIA-PB, Cidade hospitaleira que de braços abertos e ouvidos atentos ouviu a nossa Proposta. Aliás, há de se ressaltar, também, que o nosso trabalho para conquista do voto não foi demasiado, posto que, contávamos com um braço forte e a intercessão do líder daquela Região, Dr. RAIMUNDO NÓBREGA. Assim, o apoio maciço que tivemos dos Colegas de Santa Luzia-PB, foi decisivo para consolidar a nossa Vitória.

PATOS-PB, a minha doce terra, “no mundo uma terra tão boa eu creio meu Deus que não há”. Foi aqui o altar da glória! Foi neste lugar onde cada Colega que entendeu a nossa Proposta e que compreendeu a necessidade de uma nova OAB, se tornou um defensor ardoroso de nossa causa. Cada Escritório era um ponto de apoio para fazer tremular a Bandeira de UM NOVO TEMPO.

Fizemos uma campanha decente, em alto nível, apesar de pequenos dissabores próprios de qualquer processo eleitoral.

Finalmente chegou o grande dia, 28/11/2009, totalmente histórico para a Subseção de Patos-PB, encerrada a eleição e aberta a urna ficou mais que comprovado que todos sonhavam e queriam UM NOVO TEMPO. Fomos eleitos com uma votação expressiva 56% DOS VOTOS.

Primeiro de Janeiro de 2010 iniciamos o nosso trabalho, diferente do que alguns pensavam, pois, até ironizavam em asseverar que nós havíamos entrado no páreo apenas pela sede de poder, imprimimos a nossa marca com autenticidade, cuidado, zelo, transparência, coerência, responsabilidade, seriedade, total lisura e acima de tudo com intrepidez e disponibilidade para defender os interesses da Classe.

Toda a Subseção sabe das mudanças significativas, da nova performance da instituição. Com todo respeito ao trabalho dos nossos antecessores, entretanto, a partir da nossa Gestão, de forma descentralizada e participativa, a própria Sociedade começou a entender o verdadeiro papel da OAB.

Nem precisamos enumerar os benefícios que conseguimos realizar à frente da nossa OAB/PATOS, pois, todos são testemunhas dos muitos feitos que realizamos.

A prova incontestável do nosso desempenho na condução dos destinos da Subseção de Patos-PB foi à aceitação e aprovação do nosso nome para o segundo mandato (90% dos votos), embora tenhamos relutado, porém, prevaleceu a vontade dos Colegas. Fomos reconduzidos ao Cargo para o triênio 2013/2015, desta feita, sem podermos contar com o Dr. MARCOS DIAS NOVO que ao final do mandato foi fixar residência no Estado de Roraima.

Assim, para o segundo mandato a Chapa se compôs da seguinte forma: ALEXANDRE NUNES como Presidente, CANUTO BARRETO na condição de Vice Presidente, Dr. PAULO CÉSAR como Secretário Geral, Dr. HALEM ROBERTO desta feita como Secretário Adjunto, e, para Diretor-Tesoureiro fizemos uma aquisição valiosa, pois, para resplandecer mais e mais a nossa Equipe surge o Dr. CARLOS PINHEIRO JÚNIOR nome que rapidamente conquistou a simpatia e o respeito de todos e que se mostrou até hoje um abnegado pelo trabalho de OAB, um verdadeiro gigante ao servir sua instituição.

Também, não posso e nem devo ocultar aqui uma pessoa que é grande em todos os sentidos, DR. FRED IGOR que não amealhou esforços em nos ajudar. Sempre presente, opinando, sugerindo e aconselhando. Somou em nossa Chapa postulando a vaga de Conselheiro Estadual. Um Conselheiro por excelência, um amigo até hoje, de todas as horas.

Ganhamos a eleição e o trabalho continuou, sempre voltado para os interesses da Classe objetivando o bem-estar da advocacia do Sertão e incessantemente buscando melhorias, afinal, A ORDEM ERA SEGUIR EM FRENTE.

Por fim, outra prova inequívoca do trabalho que realizamos no segundo mandato foi a proeza de fazermos o nosso sucessor, elegendo o Colega PAULO CÉSAR para o triênio 2016/2018, que com Carlos Pinheiro Júnior, Tiago Nóbrega, Érica Fabíloa e Paulo Henrique Gil de Medeiros farão um grande trabalho.

 Para concluir só me resta agradecer a todos indistintamente, aqueles que colaboraram ou não com a nossa administração, aos que ao longo desses anos não mediram esforços para que pudéssemos fazer uma OAB diferente. Muito obrigado a todos! 

Dizer a nova Diretoria que apenas saí do posto de comando, entrementes, continuarei o mesmo soldado aguerrido e disposto para guerrear as nossas lutas.

Por isso, não estou dizendo adeus da luta da advocacia, mas contando a história dos bons momentos vivenciados pelo bem estar da Casa dos Advogados.

Aproveitando o ensejo quero expressar aqui votos de um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de muitas realizações, bênçãos sem medidas, a prosperidade de Deus e as riquezas dos tesouros Celestiais que nos são proporcionadas pelo Pai das Luzes.

Alexandre Nunes Costa
COM MUITO ORGULHO, Presidente da OAB/PATOS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ

Advogado, use o selo de valorização dos honorários em suas petições